Diário de Ourinhos

envie sua pautahoroscopo

Notícias

Escola Municipais de Ourinhos são contempladas pelo “Programa Mais Educação”

publicado em 15/3/2010 enviar para um amigoComentarImprimir notícia

O diretor da EMEF "Profa. Jandira Lacerda Zanoni, Prof. Luís Fernando Bevilacqua, o Secretário Municipal de Educação, Prof. Paulo Henriques Chíxaro, a diretora da EMEF "Pedagogo Paulo Freire", Profa. Amábile Maria Reginato dos Santos e a Coordenadora de E

O município de Ourinhos foi contemplado para integrar o “Programa Mais Educação”, uma iniciativa do Governo Federal que tem como prioridade contribuir para a formação integral dos alunos, através da ampliação da jornada escolar e da organização curricular.

Três escolas do município foram escolhidas para participar do “Programa Mais Educação”: EMEF Pedagogo Paulo Freire, EMEF Profa. Jandira Lacerda Zanoni e E.E. Domingos Camerlingo Caló. A seleção destas escolas seguiu, basicamente, dois critérios: municípios que possuem mais de 90 mil habitantes e a adesão, no ano de 2009, ao Plano de Desenvolvimento da Escola - PDE – Escola.

Programa Mais Educação

O “Programa Mais Educação” tem por finalidade contribuir para a melhoria da aprendizagem por meio da ampliação do tempo de permanência de crianças, adolescentes e jovens matriculados em escola pública, mediante oferta de educação básica em tempo integral, sendo a jornada com duração igual ou superior a sete horas diárias.

A jornada escolar diária será ampliada com o desenvolvimento das atividades de acompanhamento pedagógico, experimentação e investigação científica, cultura e artes, esporte e lazer, cultura digital, educação econômica, comunicação e uso de mídias, meio ambiente, direitos humanos, práticas de prevenção aos agravos à saúde, promoção da saúde e da alimentação saudável, entre outras atividades.

São princípios do Programa a articulação das disciplinas curriculares com diferentes campos de conhecimento e práticas socioculturais; a integração dos espaços escolares com equipamentos públicos como centros comunitários, bibliotecas públicas, praças, parques, museus e cinemas; a afirmação da cultura dos direitos humanos e a integração entre as políticas nacionais e sociais.

Seus objetivos são formular política nacional de educação básica em tempo integral, promover diálogo entre os conteúdos escolares e os saberes locais, favorecer a convivência entre professores, alunos e suas comunidades, convergir políticas e programas de saúde, cultura, esporte, direitos humanos, educação ambiental, divulgação científica, enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes e integração entre escola e comunidade.

As finalidades e objetivos do “Programa Mais Educação” serão em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, mediante prestação de assistência técnica e financeira aos programas de ampliação da jornada escolar diária nas escolas públicas de educação básica.

No âmbito federal será executado e gerido pelo Ministério da Educação e no âmbito local será coordenado pelas Secretarias de Educação.

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE prestará a assistência financeira para implantação dos programas de ampliação do tempo escolar das escolas públicas de educação básica, mediante adesão, por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE e do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.

O prefeito Toshio Misato e o Secretário da Educação, Paulo Henriques Chixaro, parabenizaram os diretores, professores e alunos das escolas escolhidas e desejaram a todos um feliz ingresso nesta nova etapa da Educação, que certamente será bastante enriquecedora e de grande proveito para todos.

 enviar para um amigoComentarImprimir notícia

Diário de Ourinhos