Diário de Ourinhos

envie sua pautahoroscopo

Notícias

'Vim ver Maria', do Grupo Soarte, faz sucesso pelo país

Espetáculo, que chama a atenção para a prevenção do abuso sexual infantil, já foi visto por mais de 80 mil crianças

publicado em 22/10/2013 enviar para um amigoComentarImprimir notícia

Abuso sexual infantil. Um assunto delicado, que as crianças não sabem como lidar e nem como agir quando se veem vítimas dele. Por isso, o Grupo Soarte, de Ourinhos, fez uma peça na qual é retratada a situação de uma criança que sofre abusos por parte do tio e que mostra o que as crianças devem fazer quando passam por algo parecido. Assim, o espetáculo chama a atenção para a prevenção do abuso sexual infantil.

De acordo com Marcelo Piraju, um dos responsáveis pelo espetáculo, a peça 'Vim ver Maria' foi criada em 2009, em parceria com o CREAS (Centro de Referência de Assistência Social) de Ourinhos. “Na época, a psicóloga Juliana Faria era coordenadora e teve a ideia de fazermos um trabalho de prevenção com um espetáculo. Na época, atendemos cinco mil crianças e a repercussão da peça foi super boa”, lembrou.

A peça teatral temática foi desenvolvida tendo como base pesquisas e relatos cedidos por psicólogas e assistentes sociais. Com ela, pretende-se assegurar de forma lúdica, ações preventivas contra a violência sexual, possibilitando que as crianças de 7 a 10 anos sejam educadas a identificar o abuso precocemente e gerar atitudes de autoproteção.

“'Vim ver Maria' é um espetáculo realista. É um drama infantil, que faz com que a criança se identifique. Na peça, a criança pode identificar como o adulto age e vê como a criança se porta. Se ela está passando por alguma situação parecida, ela já reconhece. Mesmo que ela esteja passando por uma situação difícil, a criança tem que saber que ela não é culpada e que tem que denunciar o que está acontecendo”, falou.

Segundo Marcelo, a peça é proliferadora. “Através do espetáculo, aumentam-se as denúncias, porque faz com que a criança reconheça se está passando pela mesma situação em seu universo”, disse.

A partir dos espetáculos feitos em Ourinhos, muitos CRAS, CREAS e secretarias de assistência social de outras cidades se interessaram em também ter o espetáculo para suas crianças. Com isso, atualmente, 'Vim ver Maria' é o carro-chefe do Grupo Soarte. Desde o começo do ano, o grupo teatral já se apresentou em 37 cidades. Até o final do ano serão 40 as cidades a receber o espetáculo somente em 2013. Desde a criação do espetáculo, ele já foi visto por cerca de 80 mil crianças e levado para cinco estados: São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Para o ano que vem, o Soarte já tem apresentações agendadas em cidades do Rio Grande do Sul e do Espírito Santo.

“A linguagem que foi trabalhada neste espetáculo é sutil, para falar sobre esse drama infantil. Esta é uma história triste, que muitas vezes não tem uma solução. Mas você tem que incentivar a criança a contar, ela não pode ficar com essa culpa”, ressaltou.

A peça está disponível por qualquer instituição que se interesse. Para contratar o espetáculo 'Vim ver Maria” é só ligar para os números (14) 99629-9070 ou (14) 3325-3298. Mais informações também podem ser obtidas no blog do Grupo Soarte, disponível no endereço gruposoarte.blogspot.com.

 

Espetáculo Infantil 'Vim ver Maria'

Sinopse do espetáculo:
A peça mostra a convivência de uma família, em que Maria, filha mais nova é vítima de um abuso sexual dentro de casa, causado pelo tio que cuida da menina na ausência dos pais.
Dentro dessa narrativa o grupo desenvolve algumas situações e sentimentos que a criança vive quando passa por essa situação, como o medo, a vergonha, e em seguida as atitudes que irão levar ela a enfrentar a situação e denunciar. A peça se propõe a mostrar essa realidade para criança, de uma maneira direta, com humor, orientando a criança sobre o tema.
Duração 45 min.

Elenco:
Texto e direção: Coletiva Grupo Soarte
Atores: Magali Flore e Leandro Faria
Operador de Som: Murilo Toloto
Iluminação: Neguitinho
Contra Regra: Lucas Silva
Produção Marcelo Piraju

 enviar para um amigoComentarImprimir notícia

Diário de Ourinhos