Diário de Ourinhos

envie sua pautahoroscopo

Notícias

Catadores da Recicla Ourinhos participam de oficina de mobilização social

Objetivo da oficina foi preparar os catadores para que possam divulgar informações aos moradores sobre a importância da educação ambiental e da coleta seletiva

publicado em 19/9/2013 enviar para um amigoComentarImprimir notícia

Além das orientações, foram realizadas dinâmicas e debates, onde os catadores puderam reconhecer sua contribuição enquanto profissionais na cadeia da reciclagem

Os catadores de materiais recicláveis da cooperativa Recicla Ourinhos participaram nos dias 12, 13 e 14 de setembro da oficina de Mobilização Social de Coleta Seletiva, ministrada pelo professor Dimir Viana, coordenador do INSEA (Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável), de Minas Gerais, em parceria com a SAE (Superintendência de Água e Esgoto de Ourinhos) e as secretarias municipais de Assistência Social, Meio Ambiente e Educação.
O objetivo da oficina foi preparar os catadores para que possam divulgar informações aos moradores sobre a importância da educação ambiental e da coleta seletiva na cidade.
A catadora Sandra Andreia Sabino disse que aprendeu na oficina a lidar com algumas adversidades que ocorrem no dia a dia da profissão. Ela trabalha diariamente nas ruas fazendo a coleta e por estar em contato direto com os moradores ainda vê muito descaso de pessoas que não se preocupam em fazer a separação dos materiais para reciclagem. “Ainda tem gente que não liga para a coleta seletiva, tem até morador que chega a nos maltratar quando estamos trabalhando. Na oficina, aprendemos o que fazer nesse tipo de situação e a conscientizar a população de como ela é importante para que a cidade cresça com mais qualidade”.
Como parte da capacitação, os cooperados fizeram uma encenação teatral, simulando cenas do cotidiano, para treinar as formas de abordagens aos moradores, e receberam treinamento sobre educação ambiental e consumo sustentável.
Além das orientações, foram realizadas dinâmicas e debates, onde os catadores puderam reconhecer sua contribuição enquanto profissionais na cadeia da reciclagem.

 enviar para um amigoComentarImprimir notícia

Diário de Ourinhos